Novidades da Refrigeração

Isolamento com maior eficiência

Combinação de novas tecnologias foi aplicada em refrigeradores na Nova Zelândia.

A Fisher & Paykel é uma tradicional fabricante de refrigeradores da Nova Zelândia. Reconhecida por seu perfil inovador, a empresa foi a primeira do setor no mundo a unir duas soluções tecnológicas recentes para melhorar a eficiência energética dos equipamentos que produz, obtendo ainda outros benefícios do ponto de vista ambiental.

novas tecnologias refrigeradores Nova Zelândia

Aplicada nos gabinetes, tecnologia proporciona isolamento de alta qualidade e outros benefícios

Aplicada nos gabinetes de refrigeradores da marca, a inovação consistiu em combinar a tecnologia PASCAL, desenvolvida pela empresa norte-americana Dow, com o agente de expansão líquido (LBA) Solstice®, criado pela Honeywell. Além de proporcionar um isolamento de alta qualidade, a solução permite aumentar a eficiência na produção dos equipamentos.

A PASCAL utiliza um avançado processo para o preenchimento dos gabinetes de refrigeradores e freezers com a espuma de poliuretano exclusiva da Dow. Como a espuma é injetada na cavidade do gabinete com um equipamento a vácuo, a operação é muito mais rápida e eficiente, além de evitar desperdício de material e assegurar que o resultado seja homogêneo.

Essa tecnologia, utilizada em conjunto com o agente de isolamento LBA Solstice proporcionou resultados ainda melhores. A solução desenvolvida pela Honeywell se caracteriza por sua alta eficiência e por atender às exigências de sustentabilidade: apresenta potencial de aquecimento global (GWP) ultrabaixo, 99,9% menor que o dos agentes de expansão de espuma à base de HFC. Contribui, assim, para que fabricantes de refrigeradores atendam às exigências das regulamentações ambientais e de eficiência energética.

“As autoridades governamentais estão estabelecendo padrões de energia mínimos e obrigatórios cada vez mais rigorosos e consumidores no mundo todo estão exigindo eletrodomésticos mais eficientes do ponto de vista energético. Com a tecnologia PASCAL, os fabricantes conseguem atender a essa demanda e, ao mesmo tempo, aumentar a eficiência energética e a produtividade durante a fabricação”, afirma Vichan Tangkengsirisin, diretor de Marketing para Eletrodomésticos da Dow Poliuretanos para a região da Ásia-Pacífico. “Esse trabalho conjunto mostra que resultados significativos podem ser alcançados. Nossa expectativa é de que mais empresas adotarão essa inovação”, acrescenta Bryan Magnus, gerente global para o negócio de Agentes de Expansão de Espuma da Honeywell.

Combinando essas duas tecnologias, a Fisher & Paykel relatou ter alcançado resultados superiores ao de cada uma delas separadamente. “Nossa meta é nos tornarmos uma marca líder de eletrodomésticos. Para tanto, buscamos continuamente soluções inovadoras que vão ao encontro dos interesses dos consumidores”, diz Daniel Witten-Hannah, vice-presidente executivo de desenvolvimento de produtos da empresa. Entre essas soluções, deve ser destacado o uso de compressores Embraco de alta eficiência.